En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Cópula ou acasalamento é o ato de união de um indivíduo macho e uma fêmea de uma dada espécie animal, com a finalidade de possibilitar a junção dos gametas e a geração de um novo ser daquela espécie gerando assim novos descendentes (fecundação). Acasalamento também pode levar à fertilização externa, como visto em anfíbios, peixes e plantas. Para grande parte das espécies, ocorre entre dois indivíduos de sexos opostos. Entretanto, para algumas espécies hermafroditas, a copulação não é necessária porque o organismo pai é capaz de auto-fertilização (autogamia); Por exemplo, lesmas de banana.
O termo acasalamento é também aplicado a processos relacionados em bactérias, archaea e vírus. O acasalamento nestes casos envolve o emparelhamento de indivíduos, acompanhado pelo emparelhamento dos seus cromossomas homólogos e, em seguida, troca de informação genômica levando à formação de progenitura recombinante (ver sistemas de acasalamento). Outros animais reproduzem-se sexualmente com fertilização externa incluindo muitos vertebrados basais. Vertebrados (como répteis, alguns peixes e a maioria das aves) se reproduzem com adubação interna através da adução cloacal, enquanto os mamíferos só copulam vaginalmente.
A consanguinidade pode ser estabelecida como um método de acasalamento em que indivíduos com maior parentesco são escolhidos para pais da próxima geração, contribuindo para aumentar o nível de homozigose. Acasalamentos entre parentes podem acontecer por diversas razões, como por exemplo, nos casos em que os criadores pretendem que os animais escolhidos transmitam suas características raciais a seus descendentes, de forma mais intensa (prepotência) ou, então, em populações pequenas, em que as opções de acasalamentos são reduzidas e não há como evitar os acasalamentos entre aparentados.